domingo, dezembro 20, 2009

Um pequeno 'fait diver' que pode ser útil

Eu confesso que desconhecia os poderes da lixívia na lavagem das nódoas difíceis! E quando falo em difíceis, refiro-me àquelas proporcionadas por miss Madalena, que me enche bodies atrás de bodies e babygrows com manchas horrorosas e gigantescas de 'cócó'!!
Pois bem, as manchas de 'cócó', além de horrorosas e gigantescas, são daquelas nódoas que uma pessoa se vê grega para as tirar! São das que ficam e não saem por nada deste mundo, nem com lavagens consecutivas de máquina a 90ºC! E estragam a roupa toda! Quem é que tem coragem de mandar a miúda para a creche com um bodie com uma mancha amarelada de um '´cócó' do século passado apesar do mesmo já ter sido lavado mais de 3 vezes? Eu confesso, não tenho! E a colecção de bodies 'amarelados' foi aumentado cá em casa à velocidade da luz.
Pois bem, recentemente, descobri o produto infalível para reanimar todos os bodies e babygrows que sofreram a potência do ataque digestivo da minha garota: colocá-los na lixívia! Todos! Mesmo os coloridos!
Mal ela os despe e se os mesmos têm manchas ou estão, literalmente, impróprios para consumo e mais perto do caixote do lixo do que da máquina de lavar, a solução passa por: passá-los imediatamente por água bem quente debaixo da torneira, eliminando na hora, eventuais 'resíduos'. Depois, colocá-los dentro de um pequeno alguidar com lixívia e água morna e deixá-los 'marinar' durante uma hora (serve perfeitamente) e voilá! Saem branquinhos, branquinhos! Sem restos de cócós e demais nódoas que pensava estarem ali para durar!
Até em babetes completamente intragáveis com restos de comida solidificada eu faço isso e ficam como novos!
Convém é não abusar no tempo que a roupa fica de molho, senão, é bem provável que se a mesma for colorida, fique tutti-frutti!
E pronto, achei que devia de partilhar. É que eu fico felicíssima quando faço estas conquistas bem sucedidas e pode haver sempre alguém com as mesmas dúvidas e dificuldades que eu por aqui. :)

1 comentário:

Seni disse...

Ora pois, eu já sabia isso na roupa branca. E faço-o com os babetes, por exemplo! Mas as cores desmorrencem um bocado!