quarta-feira, fevereiro 05, 2014

Fada dos Dentes

Pequena cria disse-me ontem, muito feliz e contente ao telefone, que tem um dente a abanar.
"Já?!?!?", questionei-me, alternando entre a alegria da novidade e a tristeza de não estar por perto.
Vai-lhe cair o primeiro dente de leite e eu não estarei lá para ver.  
Ainda na semana passada estivemos a falar sobre a Fada dos Dentes. Ela questionou-me a sua existência, disse-me, muito preocupada, que a Fada dos Dentes não existe porque caiu um dente ao Santiago e a Fada dos Dentes não lhe deixou nenhuma moeda, logo, "se não lhe deixou nenhuma moeda é porque não existe". E eu, convencindíssima de que ainda demoraria até o primeiro dente abanar, lá lhe disse para ela não estar preocupada, que quando acontecesse colocaríamos o dentinho debaixo da almofada e que depois logo víamos se a Fada dos Dentes deixava uma moedinha ou não. Ela conformou-se e acedeu.
Nem uma semana depois desta conversa diz-me, por telefone, que o dente de baixo está a abanar e que se calhar a Fada dos Dentes a vem visitar. E eu fico a sentir que a minha bebé está a ficar uma crescida e que, por estar longe dela esta semana, irei perder a oportunidade de ver a sua cara de alegria quando descobrir a moeda debaixo da almofada. Não estarei lá para ter esse cuidado se entretanto acontecer. E a julgar pela forma como a criança range os dentes a dormir - sim, a minha filha sofre de "bruxismo", rangendo os dentes com muita força durante o sono -  o mais provável é o dente lhe saltar entretanto e não durar até à próxima semana. Já avisei o pai para fazer de "Fada dos Dentes", mas não consigo de deixar de sentir um certo vazio por não presenciar.
Mas ela está feliz com a ideia de ir ficar desdentada e é nisso que tenho de pensar.
 

3 comentários:

Anabela Conceição disse...

Pode ser que aguente até à próxima semana. Os do Gustavo demoravam imenso tempo a cair e ele tb tem bruxismo.

Mafalda disse...

Vamos esperar que assim seja ;)
O teu filho também tem bruxismo? Por acaso já perguntaste ao médico se há problemas para a dentição definitiva? Ainda não perguntei porque a Madalena ainda tem a dentição de leite e pelo que tenho lido, não há problemas, mas como se trata de algo uase genético - o meu pai também tem - calculo que o problema se mantenha durante alguns anos (senão mesmo a vida toda) e fico um pouco preocupada em relação aos "estragos" que, eventualmente, possa provocar na dentição definitiva. Ela range os dentes com imensa força, até faz impressão ouvir e só comecei a reparar nisso, depois de ter largado a chucha (no verão passado).

Anabela Conceição disse...

Não é filho, é irmão :). Sim, ele teve muito forte aí até aos 5/6 anos.
Na altura o dentista disse que passaria com a idade e não havia problema. Se não passasse teria de usar um bucal para dormir, uma vez que aquilo vai desgastando os dentes.
Há umas semanas voltou (ele tem 8). Não é como era, mas de vez em quando tem. Já temos consulta marcada para ver se tem de usar o tal bucal...