domingo, janeiro 07, 2007

época de saldos

Começou hoje oficialmente a época de saldos. E eu, consumista confessa por natureza, não pude ficar indiferente. Ora, neste Domingo de um fds tão prazenteiro (mas que eu deixarei para falar num outro post), decidimos, eu e o C., quando vínhamos a caminho de Lisboa, aproveitar para passar na Gulbenkian e ver a exposição do Amadeo de Souza Cardoso - um dos pintores portugueses que mais me suscita paixão - e passar o resto de uma bela tarde inspirados pelas artes e imbuídos de cultura. Ora, mas perguntam muitos de vocês: 'O que é que o Amadeo de Souza Cardoso tem a ver com os saldos?' Pois... nada! Estão mesmo em pólos opostos... porque se eu pensava que ia passar a tarde a falar de surrealismo, das influências políticas e históricas num cenário de início de século XX, enganei-me e a minha realidade inverteu-se num ângulo de 180º que me levou a passar a tarde no maior centro de consumo da capital e do país, o Centro Comercial Colombo! As filas de pessoas para comprar o bilhete na Gulbenkian chegavam à porta, mas não eram tão dramáticas quanto as filas para entrar, efectivamente na exposição, essas sim dignas de respeito e tão imponentes quanto as que assisti na exposição da Frida Kahlo no CCB - no entanto, estas ganhavam aos pontos - o que se pode dizer que a prata da casa ainda consegue levar muita gente às bancadas, mas adiante...
Ora, de um cenário cultural para uma desistência, vai apenas um pulinho e nós desistimos ao fim de meia hora e de apenas dois passos de avanço, o que nos fez deparar com a dúvida: 'então e agora, o que fazemos?' Ao que eu, como gaja que sou, me lembrei: 'Podíamos ir aos saldos!'
A expressão do C. fechou-se. O sorriso contraiu-se, abanou a cabeça como que em processo de mentalização de 'estou tramado' e lá me fez a vontade, com paciência de santo, rumando com o carro até ao piso -3, de um centro comercial completamente atolado de pessoas desenfreadas por compras e por roupa a preços baixos. O cenário dantesco começou logo à entrada, mas atingiu proporções desmedidas nas lojas, onde as filas para pagar se assemelhavam a uma daquelas brincadeiras de 'apita o combóio' que geralmente acabamos por entrar em festa que se preze. As roupas amontoavam-se em pilhas dramáticas no chão, em bancadas e em todo o sítio onde fosse permitido, deixando-nos perante um cenário de guerra capitalista e loucura colectiva. Aquilo intimidava: pessoas com dezenas de peças de roupa na mão para levar para o provador, outras tantas dezenas de pessoas em fila para pagar, um calor infernal, corpos suados e odores não identificados misturavam-se no ar... aquilo não eram saldos, era uma verdadeira descida ao inferno e cada um de nós tentava ver quem é que conseguia aguentar durante mais tempo. Ao fim de três lojas dei-me por vencida. Mas no rescaldo ainda consegui trazer uma t-shirt, umas calças e uma túnica. Tudo bem baratinho, mesmo como eu gosto. O C. esteve sempre pacientemente a meu lado - uma verdadeira prova de amor desmedido, (digo eu...) - e no fim, enquanto matávamos a sede num café, mais calmos e livres do impacto de há segundos, atrevi-me a comentar com ele: 'Trazer um homem para os saldos é a mesma coisa que levá-lo para a forca não é meu amor?'. Resposta: 'Não... é pior, na forca acaba mais depressa'.
Amanhã vamos ver o Amadeo de Souza Cardoso.

3 comentários:

Gatinha disse...

Isso de levar homens às compras é uma grande verdade, mas pior ainda é ele ir às compras. Para mim é um tormento ir às compras com o H., porque pensa que vai encontrar alguma coisa que gosta ou que precisa, e quando começa a ver que não há nada que goste (porque é esquisito), arrelia-se e começa a "bufar" e eu começo a passar-me. O que me vale é que isso acontece poucas vezes. Bjocas

Mafalda disse...

levar um homem às compras é uma verdadeira prova...ehehehehe geralmente eles odeiam e ontem, confesso, até eu me estava a passar com o caos instalado! mas no fim saímos vivos daquele filme e tudo correu bem!
não devemos abusar da paciência deles, mas de vez em quando têm de passar por estas provas de fogo! lol
Bjs***

Mafalda disse...

o C. também me atura! (e de que maneira!) naquele dia foi a prova de fogo dele! até eu tive pena! tadinho!
Amadeo é muiiitttooo bom!