terça-feira, novembro 17, 2009

coisas


Em dias de chuva intensa, a A8 de manhã, principalmente nos acessos a Lisboa, vira a auto-estrada do inferno. Ainda antes de chegar às portagens de Loures já eu vou em pára-arranca e assim continuo, durante quilómetros a fio, até conseguir chegar ao meu destino bem no centro da capital. É um verdadeiro teste à minha paciência (que não é de santa) e acabo sempre por chegar atrasassíma. Hoje, por exemplo, cheguei às aulas eram 10h45, quando as mesmas começam às 10h00. Não que me digam alguma coisa - a formadora é muito querida e simpática - e há sempre imensa gente que chega atrasadíssima todos os dias, mas eu chateio-me à brava comigo mesma por chegar atrasada aonde quer que seja. Odeio.
Na passada sexta-feira tive de compensar uma aula durante a tarde, por isso fui assistir ao módulo com outra turma que não a minha... e que turma! Odiei-os! Achei-os tão parvos e arrogantes que me apetecia correr toda a gente à estalada. A formadora, que é a nossa, aguentou-se nas alturas mais críticas - em que certas pessoas, propositadamente, a colocavam em cheque - e nunca deu parte fraca, mas até eu já me estava a sentir desconfortável.
No intervalo, enquanto eu fumava um cigarro à entrada da escola, ela veio meter-se comigo: 'Então Guilhermina (para quem não sabe o meu primeiro nome é Guilhermina e é frequente tratarem-me assim em coisas mais 'formais'), o que é que achou?' E eu, meio encolhida e com medo de estar a meter o pé na poça apenas disse: 'Bom..., não tem nada a ver connosco'.
Ela sorriu e acenou com a cabeça: 'Não tem, pois não? É que não tem mesmo nada a ver.'
E ali ficámos, as duas, num silêncio consentido, embrulhadas nos nossos pensamentos. Eu como formanda, ela como formadora, a pensar que para a semana acaba-se esta energia, esta química que se criou entre as pessoas daquele pequeno grupo, que é tão boa e tão rara hoje em dia.

Afinal, não sou só eu que irei ter saudades.

3 comentários:

Seni disse...

Lá tás tu a "sofrer" por antecipação, moça! ;)
Por acaso não sabia que eras Guilhermina de 1.º nome, pensei que fosse apelido.
kisses

Carla (dias_uteis) disse...

Estou chocada, depois de tanto tempo descubro:
- Que és Guilhermina Mafalda? Sério?? :D
- Que fumas. :/ Não é que me choque. Lol. Eu própria já fui fumadora, mas é que não sabia. :p

Anónimo disse...

Tiveste formação de quê?