terça-feira, outubro 17, 2006

marie antoinette


Ando desejosa para ver este filme. Eu que sempre gostei de filmes de época, que sempre me fascinou os grandes vestidos armados, as perucas mais altas que candelabros, o pó de arroz entranhado na pele, os sinais ridículos e a boca escarlate que recriavam com pós tóxicos que lhe valiam verdadeiras infecções cutâneas, eu que gosto da Sofia Coppolla e das Virgens Suicidas, que até engraço com a Kisten Dunst..., ando a contar os dias para que estreie em Portugal.
Maria Antonieta, a rainha mas fashion victim da história, que teve como trágico destino acabar com a cabeça a rolar na guilhotina, transformou o seu reinado numa sucessiva fogueira das vaidades, gastando dos cofres da coroa, o que tinha e o que não tinha, enquanto o resto do país se deparava com graves problemas sociais e com a fome. Tais excessos valeram-lhe o seu trágico destino. Apesar de tudo, eu até engraço com ela. Acho que foi mal interpretada. O que poderia fazer esta mulher, que ao 14 anos se vê casada com o rei de França, igualmente jovem e inconsciente e que durante sete anos não a procurou para cumprir com os respectivos serviços matrimoniais? Como qualquer boa mulher que se preze, entreteu-se com os trapos e foi tanta a paixão descoberta, que deu origem às extravagâncias mais opulentas, luxuosas e avançadas da época. Fazer parte das suas festas, do seu grupo privado de amigos, ou aceder aos actos mais banais do seu dia-a-dia, era um privilégio destinado apenas a alguns.
Por tudo isso, pelo excelente guarda-roupa, pela recriação perfeita de uma época cheia de vícios e falhas, regida pela inconciência de reis que eram tudo menos dotados de inteligência ou de aptidão para o cargo que exerciam, pela excelente realizadora que o dirige - apesar de as críticas no festival de Cannes terem sido arrasadoras - este será, provavelmente, um dos filmes top 5 do ano.
E eu que até ando tão afastada do cinema... e deste blogue, hoje finalmente voltei a arranjar um bocadinho de tempo para o actualizar.
E a chuva voltou e eu estou feliz. *

Sem comentários: