sexta-feira, maio 30, 2008

com a casa às costas





















As nossas férias - que estão quase a terminar - têm-se pautado por um ritmo frenético, num lufa-lufa de idas e vindas à Ericeira, de pedidos de orçamentos, escolha de materiais e compras a pensar na reestruturação da casa. Resumindo, adiantámos muita coisa nesta última semana, mas foi tão cansativa, que quase que precisávamos de mais férias para descansar destas. Para já, conseguimos ter orçamento para as obras, assim como construtor e se tudo correr bem, arrancam já em Junho. Também já escolhemos as tintas com que vamos pintar a casa e as várias divisões, repensámos no novo design para a lareira da sala, mandámos fazer os móveis para as casas de banho e já escolhemos os materiais - chão e pedra para as paredes. Entretanto, os meus sogros já levaram tudo o que tinham lá em casa, incluindo mobílias, loiças e electrodomésticos. A casa está praticamente nua e pronta para receber uma nova cara. Também vimos creches e já fizemos uma pré-inscrição no Centro Social da Ericeira, apesar de já não haver vagas para o próximo ano lectivo!!! Ou seja, a criança ainda nem nasceu ou se sabe o sexo, mas já não há lugar para ela. Espero ter sorte e conseguir, através de alguma desistência, ser chamada. Também fomos a Mafra ver a creche da Santa Casa da Misericórdia. Tem muito bom aspecto, é ampla, novinha em folha e tem muito espaço para brincar. Gostei do que vi, apesar de me ter restringido apenas à zona da recepção e pouco mais. Tentámos fazer inscrição, mas pedem tantos documentos, que teremos de ter fotocópias de tudo e de mais alguma coisa, logo, teremos de lá voltar. Andámos igualmente às compras no Ikea a ver mobílias, e está decidido, o berço de barras brancas é de longe o meu favorito! É simples, bonito e prático e será a caminha que vamos comprar. Para completar a mobília, iremos escolher uma cómoda branca e um muda fraldas e está o quarto praticamente feito. Não necessitamos de guarda-fatos pois temos um armário enorme imbutido na parede que nos irá dar muito jeito, por isso, assim que saibamos o sexo da criança, começo a tratar do quartinho. O Ikea tem realmente coisas muito giras, práticas e em conta para as crianças, por isso, suspeito que vá lá comprar quase tudo! Desde o edredon, a lençóis e cortinados...
Acrescentámos ainda mais umas coisinhas ao nosso esparco enxoval, como uma toalha de banho (outra, já é a segunda), um casaquinho verde de manga comprida e capuz, assim como um conjuntinho turco de calça e camisolinha em tons de amarelo. Começo a sentir-me frustadíssima por não encontrar nada de jeito em tons 'neutros' e tudo se limitar à divisão entre azul e rosa, por isso, durante este mês, vou tentar conter-me e esperar pela segunda eco, que já está marcada para a última semana de Junho - altura em que saberemos o sexo- weeeeee :D
Ao contrário do que sucedia no primeiro trimestre, ultimamente sinto-me bastante bonita. Agora que a barriga já se começa a notar 'a sério', eu sinto-me mais confiante, mais de 'bem' com a minha gravidez e a ostentar visivelmente o meu orgulho. Dizem que o segundo trimestre é o melhor para as grávidas e eu, até ver, continuo a sentir-me óptima - apesar de nesta semana ter sentido algumas dores -, mas suspeito que terá sido por causa deste ritmo alucinado em que vivo e em que nem grávida, páro um segundo.
Seja como for, ontem fui à médica e está tudo bem. Voltei a ouvir o coraçãozinho frenético da 'fumiga' e fiquei mais descansada (porque isto de não saber se a criança está bem ou não, e de ainda não a sentir, chega a ser um pouco aflitivo).
Hoje fui também à consulta materna no centro de saúde... Ora, tal como eu suspeitava, as senhoras enfermeiras começaram logo por dizer que eu 'não posso ser seguida no privado e no público' e que se até já exames tenho feitos, não compreendiam o que estava ali a fazer, uma vez que sou uma utente sem médico de família e que só pode ir a consultas de recurso. Lá lhes expliquei que tinha uma doença de pele de origem cromossomática com 50% de hipóteses de transmissão fetal e que, como tal, gostaria que me encaminhassem para as consultas de risco da Maternidade Alfredo da Costa a fim de ser seguida. Depois de longas explicações - e de as senhoras nem sequer terem ouvido falar em 'ictiose' ou saberem soletrar a palavra - lá enviaram um fax para a maternidade dando ocorrência do meu caso. Agora é fazer figas e esperar que de lá me contactem, tendo o bom senso de me aceitar. (vamos ver, pensamento positivo é que é preciso!)
Hoje há ainda a registar a nossa ida ao Rock in Rio ver a muito decadente - mas senhora de uma grande voz -, Amy Winehouse!! weeeeee!! (isto é, se ela se aguentar em pé e se lembrar das músicas), assim como o Leny Kravitzs! Com o tempo a ameaçar chover, terei de ir bem agasalhada para não me constipar, esperando também, aguentar-me todas aquelas horas de pé, ao frio e se calhar, à chuva.
Outra surpresa boa do dia: o postal do Guernica de Picasso que a Ana me enviou pelo correio! Adorei linda, obrigado!! :D
Ainda bem que as minhas dicas sobre Madrid te foram úteis!!
Beijos a todos(as) e bom fim-de-semana*

3 comentários:

Sónia disse...

Estás tão gira!! A barriga já se nota mesmo!! Aproveitaaaaa!!
Essas férias foram bem rentáveis!! Assim é que é! Faz tudo agora porque nos ultimos 2 meses o cansaço já é algum e a disposição pode não ser a mesma!!
Em relação às mobilias do quarto da fumiga aconselho mesmo o IKEA.. a Maria tem tudo de lá e vale a pena.
beijos grandes

Mafalda disse...

obrigada pelos elogios! :D (fazem sempre bem ao ego de uma grávida carente! eheheheh)
quanto às mobílias do Ikea, na semana que tive de férias andei a ver tudo e tem coisas super giras! assim que souber o sexo da criança vou lá e compro tudo!
beijosssss*

Anónimo disse...

ahhhh o meu postalinho :) ainda bem que gostaste!

ando tao away da internet quesó hoje pude vir espreitar as tuas novidades e a tua barrigona linda :D

se morasses no Porto, fazia te uma super sessão fotográfica de grávida :)

Bjinhos :) ****