terça-feira, maio 06, 2008



















Ontem lá fui à médica mostrar os resultados da eco e o rastreio de sangue para as despistagens das trissomias 13, 18 e 21. Tudo ‘fine’, valores normais, risco praticamente inexistente, tensão arterial ‘au point’ e batimentos cardíacos do bebé a bom ritmo. Claro que saber que está tudo bem me tranquiliza e muito e sempre que tenho oportunidade de ouvir aquele minúsculo coraçãozinho a bater como uma locomotiva desenfreada, constato que afinal é verdade, ele existe mesmo e não é apenas um conceito ‘abstracto’ ou fruto da minha imaginação (já que a maior parte das vezes é isso que me parece).
Queixei-me do meu ambiente de trabalho, dos nervos e do stress e a médica disse que é impressionante a quantidade de grávidas que se queixa do mesmo. Que a partir do momento em que comunicam nos seus locais de trabalho de que estão grávidas, a coisa muda de figura e começa o martírio da perseguição psicológica. Disse-me para tratar do médico de família – que não tenho – porque assim que tiver, que ela (minha médica) é a primeira a passar as recomendações para que me mandem para casa de baixa, com gravidez de risco, de forma a que possa receber a 100%. Dia 30 de Maio regresso ao consultório e espero até lá, já ter estas coisas tratadas. Também lhe perguntei se dáva consultas em hospital público, mas a resposta foi negativa. Cada vez mais me convenço, de que o ideal é ir para um público e não pagar um tostão, do que optar pelo privado e ter um rombo na conta bancária caso algo corra mal. Tenho mesmo que ir ao meu centro de saúde e saber qual é o hospital que compete à minha área de residência, para começar a ir às consultas e a ser seguida por lá. De resto, engordei mais um quilito! E ontem uma colega disse-me: ‘Estás mesmo com cara de grávida’. Confesso que sinto uma aspereza muito grande no meu local de trabalho em relação à minha situação. É um pouco como se quisesse ser mais apaparicada e toda a gente se mostra indiferente à minha presença. Por mais que tente não dar importância este tipo de coisas magoa-me. Porque penso: ‘será que sou assim tão intragável para não despertar nenhum tipo de simpatias, ou o problema não sou eu, mas os outros?’ Sinceramente, confesso que não sei a resposta. Há dias em que me sinto carente de afectos da parte de terceiros. Hoje é um deles.

p.s. - Enviei a sinopse das minhas duas obras infantis para outra editora. Não desisto do sonho...

5 comentários:

Anónimo disse...

Que bom que está tudo bem com a formiga rabiga! :-)
O resto são peanuts! O que não te mata torna-te mais forte! For sure!
Essa gente nem se consegue apoiar nos cotovelos de tanta dor! Ca.. neles/as!
Os sonhos são para perseguir até à exaustão!
Eu estou prestes a concretizar um meu! Já só faltam 2/3 meses.
Um dia destes mando-te mail a contar. ;-)
Beijinhos grandes e miminhos muitos.***
DV

Sonhos cor de laranja disse...

Ora toma lá uma grande beijoca para te sentires melhor! CHUACK! Não quero o meu sobrinho carente de afectos!!!

Beijinho grande

Patrícia S... disse...

Mafalda, gostei de saber que tudo está bem. Isso é que interessa, o resto não dê importância. Já passei pelo mesmo, trabalho num grande Banco e quando a minha filha fez 5 meses e meio e fui trabalhar, tive direito a uma má avaliação de desempenho e pedirem-me para não gozar as 2 horas diárias de amamentação a que tinha direito! A razão da má avaliação de desempenho, disse-me o meu chefe, foi pelo facto de ter estado 5 meses e meio fora!!! pode uma situação destas?! num país onde se fazem debates na televisão a dizer que a natalidade é baixa e que necessitamos inverter esta tendências, mas depois o apoio às mulheres trabalhadoras não existe! Enfim, não desespere, todas passamos pelo mesmo, só quem não luta pelos seus direitos, ou não liga aos filhos é que sobe na vida, pois as que são bem sucedidas e boas mães, mães presentes há muito poucas.
bjs
Patrícia

Sónia disse...

Aproveita o TEU momento e a TUA gravidez sem que nada ou alguem te possa magoar!
Nada é mais importante que tu e a formiga que está na tua barriga!!
Beijos grandes
Sónia

ps. Aquele quarto é o meu lol!! O da Maria é mais ao lado...

Helena disse...

Bem estou a ver que tenho muito para ler, para me actualizar ;) Convidei-te para o meu blog, geralmente escrevo o mesmo que no lj mas para "audiências" diferentes. Como não sei se continuas a ir ao lj ou não, pode ser que por aqui seja mais fácil :) *