quinta-feira, julho 20, 2006

ó mar salgado






















O dia hoje foi diferente, soube a diferente, foi bom. A concentração de veleiros de todo o mundo na doca de Alcântara, atraiu os meus pais a deslocarem-se à capital, só para ter acesso a um pouco do cheiro a maresia. O meu pai, apaixonado pelo mar desde que me lembro enquanto gente, vibrou com os enormes veleiros, a majestuosidade de cada um, com os cabos de diferentes tamanhos e grossuras (não cordas, segundo fui emendada por diversas vezes) com os seus inúmeros nós de marinheiro que ele sabe de cor, com os mastros e as suas sumptuosas velas, com o barulho que emanava da casa das máquinas e a vida que fervilhava a bordo de todos eles. O seu mundo era aquele, ali ele estava no seu elemento. Quase que o conseguia imaginar, marinheiro de barba rija e pele cortida pelo sal, mas quis o destino que o seu meio fosse outro que não aquele. Por instantes senti-o viver e sentir tudo aquilo que ele não viveu mas que sempre desejou.
Eu..., bom, eu limitei-me a visitar todos os veleiros atracados com verdadeiro interesse de turista, subindo a bordo de barcos oriundos da Rússia, Inglaterra, França e terminando no português Escola Sagres que faz as honras da casa.
Conversámos muito, rimos outro tanto e soube tão bem passar esta tarde sozinha com eles, os três outra vez, que me dei por feliz só por tê-los por perto.

2 comentários:

Clementine Tangerina disse...

Sabe sempre bem estarmos com os nossos pais, ainda para mais quando eles estão longe como é o teu caso.
Ainda bem que te animaste!
bjinhos

Mafalda disse...

foi bom, foi um dia diferente!os miminhos dos pais, por muito crescidos que sejamos, sabem sempre beeemmm!! ;)
Bjs para ti também**