quarta-feira, julho 05, 2006

Sunshine


















Hoje tive um início de dia diferente. Farta das paredes de casa e de passar horas em frente ao computador, eis que decidi despertar de maneira diferente. E se bem o pensei, melhor o fiz. Coloquei o despertador para as nove da manhã, mas acordei sozinha ainda nem eram oito e meia. Vesti-me e equipei-me. O objectivo estava perto. Peguei no carro e dirigi-me para a beira rio, com a ponte 25 de Abril como pano de fundo e a calidez da manhã como companhia. Sozinha, de garrafa de água numa mão e as chaves do carro na outra percorri e corri, a distância que separa as docas até à Torre de Belém. Soube bem. Tenho as pernas cansadas, até porque não sou de fazer muito exercício físico, mas percorrer sozinha aquela distância, assim logo pela manhã, teve sabor a paz de espírito. E não era a única. Um pouco por todo o lado havia pessoas a fazer exactamente o mesmo que eu. 'Houve quem tivesse a mesmíssima ideia' - pensei, se calhar à procura do mesmo, com objectivos diferentes, mas lá andavam todos.
Vi crianças a preparar os pequenos barcos de vela junto ao Clube Naval de Lisboa, turistas a tirar fotos ao padrão dos descobrimentos e à rosa dos ventos, enquanto pisavam Portugal como sinal de localização, pescadores com as canas em riste à espera do peixe que tarda em chegar, casais que corriam juntos com objectivos em comum e o Tejo sempre calmo e sereno. Sentei-me por alguns momentos numa escadaria que existe perto do farol que fica mais ao menos paralelo ao CCB. Adoro aquele farol. Reparei que ao lado abriu uma nova esplanada, de linhas muito minimalistas e 'clean'. Ali estive uma meia hora a recuperar o fôlego. De vez em quando o Sol aparecia e quando o fazia a sensação era idêntica ao de estar na praia. Não me senti sozinha, nem tive aquela sensação de desconforto, como muitas vezes me sucede quando não me sinto confiante. Estive bem, senti-me bem. 'Tenho de fazer isto mais vezes', é o que é. O 'passeio' ocupou-me durante cerca de hora e meia. Como já sabia que depois disso ia querer relaxar antes de me decidir a ir para casa, levei um livro e sentei-me numa esplanada onde adiantei a leitura. Por momentos esqueci-me de todos os problemas dos últimos dias, de todo o stress, angústias ou desamparo. Foi o meu momento 'Nirvana'.
Talvez ainda esta semana repita a dose.

. Ramo de girassóis com que fui presenteada ontem pelo C. O que vale é que estes pequenos 'mimos', têm neste momento, todo o significado da minha vida.
. Novo colar 'sunshine', porque até eu preciso mais do que nunca de brilhar.

Sem comentários: