quinta-feira, julho 20, 2006

Música para mis oídos















Se há pessoas que nos inspiram pelo trabalho que fazem, pela obra que deixam, pela partilha de si próprios aos outros, ao mundo, então uma dessas pessoas é Lila Downs. O concerto de hoje foi uma surpresa tão gratificante, que sinto o coração a transbordar de ritmos oriundos da mistura de povos, da tradição que define cada cultura. 'Entre copa y copa' - o seu último álbum - é uma agradável mistura de sons tão variados como as cantigas mexicanas tradicionais, o jazz de Nova Iorque, ou o Hip Hop, misturando-os numa musicalidade que se quer universal e a uma só voz.
Esta mulher, pequena de tamanho, mas grande de alma (quase que aposto), teve o dom, ou a virtude, de me fazer transportar a uma imagem quase personificada de Frida Kahlo - as parecenças físicas não são por acaso - mas a sua voz, a sua voz... era majestosa demais, grande demais, para um corpo tão franzino.
De tranças a roçar os joelhos, com botas de vaqueira, saia brilhante e colorida e cores reluzentes, tudo nela era acessório perante a verdadeira beleza que esta noite se fez ouvir naquela sala.
E se há motivos para chorar quando algo nos toca bem fundo cá dentro da alma, então eu não tive pudores.
Oiçam um pouco da sua Agua de Rosas, aqui.

Sem comentários: