quinta-feira, agosto 02, 2007

férias...



















Finalmente férias com sabor a férias! Estávamos a precisar, daquele sabor a sal, do sol abrasador sob a pele, dos pés descalços, dos chinelos, da água fria a molhar-nos o corpo, do vento a bater-nos na cara. Foi regenerador.
Depois de um início de férias bastante conturbado, este convite dos meus pais, para irmos todos juntos até àquela ilha feita de pedra e vegetação rasteira, da qual eu tenho boas memórias da minha infância, foi um matar de saudades e um reviver de emoções e lembranças em colectivo enquanto família. Não ia às Berlengas há mais de 15 anos... e pensar que antigamente era sempre ali, naquele calhau perdido no meio do Atlântico, quase em estado selvagem, que passávamos sempre, mas sempre, as nossas férias de Verão.
Aprendi a amar a ilha através do gosto incutido pelos meus pais. Segundo a minha mãe, a minha primeira viagem foi dentro da sua barriga, talvez por isso, sinta uma ligação muito especial com o local. Digam o que disserem, eu consigo ver beleza naquele pedaço de rocha, numa simples poça de água deixada pela maré baixa onde descubro um mundo infinito de cores e de seres, no cheiro a maresia que me entra pelo nariz adentro, pelo mar azul e infinito, pelas águas transparentes e frias, pelas estrelas do mar e anémonas que me encantam, pelos ceús estrelados cheios de ruídos característicos, pelo farol lá no alto, vigilante inabalável dos tempos, pelo Forte de pedra, grande, implacável, seguro. Conheço cada recanto, cada sala, cada janela, cada caminho. Lá, sinto-me em casa. Não necessito do conforto do sofá ou dos luxos da civilização, lá sinto tudo em estado bruto e nem podia ser diferente.
Para o C. foi uma verdadeira estreia. Depois de tanto anos, regresso mulher e casada a uma ilha que não visitava desde os meus 13 anos. Ele diz que gostou. Que as paisagens são inspiradoras e nem a subida a pé da escadaria com mais de duzentos íngremes degraus até ao alto da ilha, o demoveu, nem a viagem no velho Cabo Avelar que de manhã nos deu um valente banho à custa das ondas do mar. Tirámos muitas fotos (mais de 300), que agora tenho em dificuldade em escolher por gostar de todas. Chegámos a casa salvos e satisfeitos, mas prontos para uma nova aventura.
Partimos amanhã para Amesterdão. As férias continuam.
Regresso na próxima semana. Até lá.*

1 comentário:

Gatinha disse...

Boas férias e boa viagem! Aproveitem bem. Bjocas