quinta-feira, julho 17, 2014

a minha filha é a rainha do drama

 
Pequena cria de manhã, enquanto lavava a cara, descobre uma pestana caída no rosto. Como tenho o hábito de fazer a brincadeira de pedir um desejo sempre que encontro uma pestana caída, entalando-a entre os dedos e escolhendo "cima ou baixo", ela veio pedir-me que o fizesse com a dela. Coloquei a pestana entre os dedos, perguntei-lhe se queria pedir um desejo, disse-me que sim, fechou os olhos e disse: "Baixo!". Pressionei os dedos com a pestana entalada no meio, voltei a abri-los e a dita cuja veio colada ao dedo de cima. Disse-lhe apenas, "Saiu cima, filha" e perante a cara dela de expectativa, vejo a expressão a transfigurar-se e a mudar para uma tristeza imediata. Desatou num pranto, com lágrimas a cairem-lhe pela cara abaixo em abundância, num estado de nervosismo que da graça inicial que confesso lhe achei, passei para a preocupação. Que teria ela pedido como desejo para ter ficado assim perante a possibilidade de o mesmo não se realizar? Tentei acalmá-la, explicar-lhe que tudo não passava de uma brincadeira, que era apenas uma graça que a mãe fazia, que as pestanas não adivinham o futuro, que isto que aquilo, mas nada. Continuou a chorar como se o mundo tivesse acabado. Agarrei-a e perguntei-lhe, "Mas o que foi o teu desejo? O que é que pediste para ficares assim tão triste?", pensando eu que tinha pedido um irmão, ir de férias à Disney, um brinquedo, whatever.
Resposta do outro lado num pranto entrecortado entre soluços: "EU QUERIA TER SEIS ANOS!"
...
...
...
 
"Mas tu vais ter seis anos filha! Por isso o teu desejo vai-se realizar!"
"Mas eu queria ter seis anos JÁ! Ainda falta muito tempo".
O drama senhores! O drama que foi por causa de uma pestana e de um desejo e as lágrimas que lhe corriam pela cara como se o mundo tivesse acabado.
Há alturas em que esta minha filha parece ter prazer em sofrer. Se estiver em frente a um espelho o espectáculo é ainda maior. Fica ali a olhar-se, a ver as lágrimas a correr pela cara abaixo, a fazer carinhas tristes e boquinhas de chateada, a aumentar a intensidade do sofrimento, como se tivesse toda uma plateia à sua frente. É a raínha do drama e aquele momento é a sua catarse. Sempre foi assim, desde pequenina. Nem quero pensar quando chegar à adolescência.
 

2 comentários:

Maggie disse...

Opah, adoro ler estes episódios que contas! :D

E confesso (desculpa): o último parágrafo fez-me rir :D Principalmente o "Fica ali a olhar-se, a ver as lágrimas a correr pela cara abaixo, a fazer carinhas tristes e boquinhas de chateada" :D

Mafalda disse...

É mesmo verdade Maggie, é que só filmado. Quando lhe dá estas "travadinhas", como lhes chamo, em que ela se deixa levar pelo efeito drama, é de perder a cabeça. Miúdos a chorar "porque sim" e sem motivo é das coisas que mais me deixa louca. :-/