quarta-feira, junho 08, 2016

Provas de aferição


A minha mais velha hoje tem a sua última prova de aferição. Acabou-se, finalmente, as semanas e últimos meses de testes intermédios, testes finais, provas de aferição. Anda cansada e é normal, mesmo que eu ache que ela não se esforça assim tanto ou que estudar, para ela, é "uma seca". 
Mesmo não contando para a nota final, a escola decidiu fazer as provas de aferição que entretanto o governo decidiu não serem obrigatórias. Só fazem as escolas que quiserem fazer. Pessoalmente não me choca ela fazer as provas mesmo não contando para nota final. Prepara-os para situações futuras, quando for mesmo "à séria" e ajuda-os a ter noção de que a escola, mesmo continuando a ser um ponto de referência de amigos, educadores, brincadeiras é, acima de tudo, um local onde se aprende e  que essa aprendizagem tem regras, deveres e obrigações.
Claro que meter isto na cabeça de uma miúda de 7 anos quando o que ela mais quer é brincar, nem sempre é fácil. O saber que tem de ir para casa estudar em vez de estar a brincar no parque ou ir à natação, é uma noção difícil de entender. Dá trabalho, é chato, principalmente quando amanhã há uma visita de estudo e que a mesma é sinónimo de diversão, hoje é o último dia de aulas do ano lectivo, está bom tempo e já cheira a férias e a fim-de-semana prolongado!

Sem comentários: