sexta-feira, julho 22, 2016

No Verão, a fruta é a minha perdição!



Ao lado da minha casa existe uma frutaria/mercearia de indianos que tem fruta ma-ra-vi-lho-sa!
Quem diz fruta diz legumes, tudo com um aspecto de ficar logo a salivar. Sempre que lá vou , desgraço-me. Compro fruta e mais fruta - porque é algo que realmente me apetece comer no verão - e fico sempre maravilhada com a quantidade de coisas que tenho vontade de trazer para casa. Da batata doce para a sopa do Afonso, passando pelos agriões, alface ou couve coração, aos tomates cherry em cacho para as saladas, aos alperces, pêssegos paraguaios, morangos, melão, papaia ou cerejas do fundão, não há carteira que me valha. 
Ontem levantei 20 euros e quase 20 euros gastei em fruta e legumes. No outro dia, entusiasmei-me de tal forma que também tinha levantado 20 euros e ainda fiquei a dever 1 porque excedi o orçamento! O que vale é que já nos conhecem e tratam-nos sempre bem - já perceberam que a malta volta sempre - perguntam pelas crianças, oferecem-se para levar os sacos a casa (por isso nem há forma de escapar, eles até sabem onde moro!) 
Tenho noção - e até já comentei em casa - de que a fruta acaba por ser um pouco mais cara do que aquela que compramos no supermercado, mas a qualidade não tem comparação. No supermercado nunca gasto 20 euros em frutas e legumes, mas também nunca fico completamente louca com vontade de trazer tudo o que me aparece à frente - como acontece ali. (Devem ter uns pozinhos indianos que enfeitiçam a malta!) 
E não vou lá mais vezes porque não têm multibanco e nem sempre ando com dinheiro na carteira, mas quando tenho e vou lá, é certo que venho sem um tostão para casa.
Mas e o gozo que me dá abrir o frigorífico e ficar a olhar e a pensar: "Ora deixa lá ver que fruta vou comer agora... um alperce? Uvas? Uma ameixa? Uma fatia de melão?"
Não há trapinho comprado nos saldos que se compare à alegria de ter fruta fresca e flores em casa. 

Sem comentários: