quarta-feira, julho 06, 2016

O horário da praia do demo


Esta semana a minha filha está a fazer praia com a escola. Todos os dias tem de estar às 8 da manhã - sim, leram bem, às 8 da manhã - na escola. Ora, apesar de o horário ser a roçar o impossível, a coisa até se fazia bem, com logística e organização, não fosse o caso de eu ter uma filha que de manha é mais lenta que o ralenti. Mesmo acordando-a às 7 da manhã e morando perto da escola, levo o tempo todo a dar ordens de capitão: "Madalena despacha-te", "Madalena toma o pequeno almoço", "Madalena olha que já são 7h30", "Madalena vais perder o autocarro e ficar na escola". As manhãs são sempre um stress, se lava os dentes esquece-se de lavar a cara, se se veste, não se penteia, demora uma eternidade a despir uma camisa de dormir e a vestir o fato de banho e em tudo tem de andar a toque de 'caixa'. Bem sei que de manhã nem todos estamos a vapor, mas com quase 8 anos já seria de esperar que não tivesse de a ajudar em todas as tarefas - quando eu faço praticamente tudo - desde preparar-lhe a roupa, ao saco da escola, ao lanche, ou que fosse mais responsável com as suas coisas e acima de tudo, que colaborasse. 
Provavelmente o erro é meu que, de uma forma ou de outra, mesmo ralhando, continuo a fazer-lhe as coisas. Se calhar, se chegasse à escola e o autocarro já tivesse partido, até lhe faria bem. Só assim é que muito provavelmente aprendia que tem de se despachar.
É em manhãs como as de hoje que tenho de respirar fundo várias vezes para não pirar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Experimente não lhe dizer nada de nada e ela chegar à Escola e ver que o autocarro não espera por crianças que não se despacham. Se não aprende à primeira pode ser que aprenda à segunda.
Se já tem 8 anos já deveria ser + responsável se não houvesse uma figura materna que lhe fizesse quase tudo. As crianças só aprendem com os erros que cometem....e olhe lá!!!!
Como ela está à espera que a Mãe lhe prepara as coisas, deixa andar e não se preocupa.
No dia anterior, fale com ela e diga-lhe que vai ser ela, a partir desse dia, responsável por organizar as coisas que pretende levar para o dia seguinte.
Como é que se organiza em casa do Pai? Ele é mais "severo" nesse departamento?

Resto de um bom Domingo.