sexta-feira, julho 11, 2014

e a seguir a dois posts com coisas bonitas...

... Vem um tema mais feio e mal-cheiroso, mas que é necessário denunciar.
Falemos agora de lixo na via pública e de como o mesmo se aglomera, em quantidades vergonhosas, na minha rua. É algo recorrente e provoca-me uma revolta enorme. No final da rua, mesmo do outro lado da porta, existem 3 ecopontos. Um para o vidro, outro para o plástico e outro para o papel. Pois bem, estes ecopontos estão geralmente sempre cheios e, não obstante esta situação da recolha do lixo para reciclagem ser deficitária, as pessoas ainda têm a tendência de deixar perto dos mesmos todo o tipo de lixo urbano e tralhas que vão de móveis velhos a pequenos electrodomésticos, de tal forma que o passeio fica completamente cheio de porcaria e é impossível transitar.  E é sempre isto, semana sim, semana sim. Lixo espalhado no passeio em quantidades surreais, atraindo todo o tipo de animais e pessoas que insistem em vasculhar no mesmo, em remexê-lo e espalhá-lo ainda mais. A falta de civismo por parte das pessoas é algo que continua a dar-me a volta às entranhas e sinceramente não consigo perceber como é que alguém que more nesta zona da cidade e nesta rua convive bem com isso. Há duas semanas, quando ia a sair para o trabalho, decidi registar a situação fotografando a quantidade de porcaria espalhada no passeio. O meu objectivo era enviar um email para a Junta de Freguesia da zona a denunciar a situação mas aquilo acabou por me passar e as fotos acabaram esquecidas no meu telemóvel.
 
(Era este o aspecto do lixo espalhado no passeio há duas semanas! Esta semana era o dobro, mas infelizmente não fotografei!)
 
Esta semana o lixo acumuláva-se desde Domingo à noite, já em quantidades industriais e que mais se assemelhavam a um aterro sanitário. Pior, as pessoas continuavam a deitar cada vez mais e mais lixo. Decidi, quando cheguei ao trabalho ontem de manhã, que não podia continuar calada e antes que me esquecesse novamente, vai de fazer email para a junta de freguesia com foto anexada assim como denuncia da situação no portal Na minha rua da CML. O portal, após ter dado várias vezes erro para submeter a minha denúncia/ocorrência, lá funcionou e o meu registo seguiu. Recebi, passado segundos,  um email a dizer que a situação ia ser avaliada e que podia consultar o processo do meu pedido online para ver se o mesmo estava a ser resolvido. Ontem, quando cheguei a casa ao final do dia reparei que o lixo continuava todo espalhado no passeio e pensei cá para comigo: "Não há solução para nada neste país miserável", conformada com a minha triste sorte.
Qual não foi o meu espanto quando hoje de manhã ao sair de casa, constatei que não havia sinais de lixo. Que alegria! Por instantes até parecia que morava numa zona "decente" da cidade, com passeios limpos, espaços verdes e pessoas civilizadas. Durante o dia de hoje também recebi resposta da Junta de Freguesia a dizer que já se tinha procedido à recolha do lixo e que a situação se encontrava resolvida. Caso para dizer que ainda há serviço camarário que funciona e pedidos que são atendidos num curto espaço de tempo. (mas já sei que para a semana a situação está igual...)
Pois bem myfriends, agora que descobri que afinal o ter voz sempre serve para alguma coisa, hoje já lá fui deixar mais uma reclamação... desta vez por causa de um carro que está há meses ao abandono no largo existente na zona, já sem rodas e cheio de porcaria.
Criaram um monstro! É só o que digo! Não descansarei enquanto não meter toda aquela zona num "brinquinho". Me aguardem!

1 comentário:

Maffa disse...

Ah ah se eles soubessem o que aí vem, não atendiam ao teu pedido!