terça-feira, agosto 29, 2006

recuerdos























Desde que me lembre que gosto de guardar tudo. Acho que já não é a primeira vez que falo sobre esta minha característica. Um simples papelinho, de uma simples sessão de cinema, pode revelar-se uns anos mais tarde, numa preciosa recordação de tempos idos, sinónimo de um momento bem passado. Com estas pequenas pérolas sinto-me preenchida. É como se a vida fizesse mais sentido, porque afinal é aquilo que fazemos dela que lhe dá alma. E estes pedaços de papel enchem a minha. Recolher postais de sítios por onde se passa, bilhetes de metro ou de avião, de museus, mapas, notas, tickets e guardar tudo religiosamente, como se fosse um legado é algo que me dá um gozo tremendo. Tenho sempre aquela sensação de que um dia, alguém, (talvez um filho, ou um neto - se os tiver) os encontrará e como se de um tesouro se tratasse, estimará estes pedacinhos um por um, desfrutando secretamente desta colheita de anos, de sítios, de viagens, de pessoas que por mim passaram.
E a viagem a Barcelona não podia ter sido mais frutífera em material obtido. Desde os postais que gosto de trazer de onde quer que vá, dos imans para a colecção que já possuo no frigorífico cá de casa (chamem-lhe piroso, mas eu gosto de saber que cada um deles que lá está veio de um cantinho do mundo, trazido por amigos, ou por mim), dos marcadores de livros, das revistas (a edição 'Vogue' Espanhola mais parece uma lista telefónica e a Glamour também veio na bagagem), dos cartões de restaurantes que gostei de visitar e de comer, como este, em pleno coração do Bairro Gótico, que além de ter uns pintxos maravilhosos, tinha também um frango doce acompanhado de salada, que foi de comer e chorar por mais...
Por tudo isto e porque a minha memória também já não é o que era, gosto de trazer, de guardar. Porque como dizia o slogan da famosa marca de fotografia que nos ficou no ouvido até hoje, 'para mais tarde recordar'.
Sim, sou uma saudosista... e por falar nisso, ando a contar os dias para o Outono.

2 comentários:

bisgóia disse...

Aiiiiiiiii a Glamour, tem muito que se lhe diga... snif, já não vai ser nossa... snif

bjs

Mafalda disse...

não? nunca se sabe! :)