quarta-feira, agosto 30, 2006

Volver





Sou uma 'Almodovar adicted' confessa. Não há filme dele que eu não veja e que não me toque sempre de forma intensa. Não há ambientes mais retro ou 60's, que eu não sentisse como meus e não há histórias de putas ou de transsexuais pelas quais eu me sentisse mais solidária, como as dos seus personagens. Em Barcelona, todos os dias tomávamos o pequeno-almoço num café perto do hostal onde ficámos alojados, na Plaza Tetuan. Todos os dias eramos atendidos pelo mesmo empregado de mesa, muito 'bicha' e muito parecido com o Benigno, do filme Hable con ella, de Almodovar. Olhava para ele e só me lembrava das cenas de dedicação total a uma enferma que se encontrava presa a uma cama... e ali estava, aquele Benigno de carne e osso à minha frente, sempre dedicado ao seu trabalho, com as cafeteiras do leite quente e frio suspensas na bandeja segura numa só mão, habituado à rotina dos dias e aos gostos dos seus novos clientes. Este Benigno de carne e osso, ao fim do primeiro dia, já sabia sem hesitações, a forma exacta como eu gostava do meu café, ou o que o C. acabava sempre por comer. Recebia-nos com um sorriso e desfazia-se em amabilidades, por vezes ficava ali a olhar-me, como se avaliasse o que me ia na alma.
Na véspera da nossa partida e último dia de pequeno-almoço no sítio do costume, o 'meu Benigno' de carne e osso, numa premonição de que provavelmente nunca mais tornaria a ver-me, ganhou coragem e disse-me perante o olhar desconfiado do C.:
'-Hoy la veo con mejor cara! Tiene una otra luz!'
E assim, com uma simples frase... conquistou-me!
É por isso que eu gosto tanto dos filmes do Almodóvar... é que os personagens deles são reais e existem quando menos esperamos.
É por isso que estou mortinha para que estreie Volver.

Sem comentários: