terça-feira, abril 07, 2015

dormir juntos,sim ou não?


Quando o espaço de uma casa não é muito e enquanto a mudança para uma maior não acontece, todas as opções de quarto têm de ser estudadas ao detalhe decidindo em função do bem comum e do que resulta melhor para todos. 
Aqui em casa e com uma filha mais velha que, quando o Afonso nascer terá quase 7 anos de diferença, estudamos de que forma podemos reunir num só quarto dois irmãos de diferentes sexos e com idades já tão díspares. Já para não falar de que o quarto dela é uma visão de cor de rosa acompanhada de barbies, nancy's e pinypons e de agora, com a entrada para o primeiro ciclo, gostar de ter o seu canto, a sua secretária, estar entretida a escrever e no seu mundo - já cada vez mais de 'crescida' e menos de menina. 
Durante os primeiros meses de vida do Afonso esta questão de dormirem no mesmo quarto não se manterá - porque, como já o disse aqui, teremos o berço no nosso - mas a minha experiência de mãe de segunda viagem diz-me que quanto mais cedo o passar para um espaço dele, melhor. Lembro-me que com a Madalena a tirei do nosso quarto com seis meses e, pela primeira vez nesse período, tivemos todos, a noite mais tranquila. Resultou tão bem que sempre disse à boca cheia que, quando viesse o segundo nem iria esperar tanto tempo, que o mudava antes de fazer seis meses.
Por muito que nos custe ou que seja prático ter o bebé no nosso quarto e mesmo ali ao nosso lado, a verdade é que não é só o nosso sono que sai prejudicado, o deles também! A Madalena passou a dormir muito melhor assim que a mudei para o seu quartinho, mesmo que nessa noite eu tenha ficado a sentir-me meio amputada. Claro que acordava várias vezes, mas não tantas como anteriormente onde, ao mínimo barulho, ruído, tosse da nossa parte, espirro ou simples som, ela dava sinal e ficava várias horas sem dormir. 
Sete anos depois deparo-me com essa experiência mas a viver numa casa menor que a anterior, onde a única opção possível passa por mantê-los juntos. Basicamente o Afonso passará do nosso quarto para o quarto da Madalena e, para isso acontecer, teremos de fazer adaptações ao espaço que, por agora, é só dela, arranjar forma de dois irmãos conviverem e de partilharem sem zangas, apesar de idades tão diferentes. Ela anda super entusiasmada e diz que quer partilhar o quarto com o irmão, mas tenho algum receio de que quando ele estiver cá fora ela mude de ideias e já não ache assim tanta piada, ou quando tivermos de retirar coisas do seu quarto para colocar as do irmão ela se ressinta.
Na nossa opinião achamos que, durante mais uns 2 anos a situação de partilha de quarto ainda seja viável, até porque o pai desta casa tem uma diferença de 7 anos da irmã e durante a infância partilhavam quarto. 
E desse lado, há experiências semelhantes? Contem-me tudo!

2 comentários:

Marta Varino disse...

Olá Mafalda, eu tenho 5 anos de diferença do meu irmão e sempre partilhámos quarto! Por acaso não me lembro de haver algum tipo de stress, eu tinha as minhas coisas e ele tinha as dele. Não me faz confusão nenhuma que irmãos de sexos diferentes partilhem quarto. A Leonor e o Gui tb vão ter de partilhar o quarto pelo menos até as obras cá de casa estarem concluídas. Ele ainda dorme no meu, pq de noite ainda acorda para mamar, mas agora que vem o tempo bom, tb estou a pensar mudá-lo, para ver se passamos a dormir a noite toda, é mt cansativo acordar de 3h em 3h :(

Maffa disse...

Eu e a minha irmã nunca partilhamos quarto e tinhamos 7 anos de diferenca. Tenho um bocadinho de pena... Acho que se ganha cumplicidade de partilhar quarto.
Os meus filhos ainda não partilharam, mas espero que em breve o facam, o Martin sempre disse que gostava mais de dormir no mesmo quarto que a Laura.
Mudámos de casa em Outubro e agora há espaco p cada um ter o seu quarto mas na outra casa, a Laura esteve até ao 1 ano e meio ano no meu quarto!! Horrivel... mas náo tinhamos espaco e o quarto do Martin tinha de se atressar a casa toda e eu não estava para me levantar todas as noites varias vezes, por isso optei por a ter perto de mim porque ela dormia muito mal, acordava 3 e 4 vezes por noite. E sinceramente desde que tem o seu proprio quarto na casa nova dorme igualmente mal... por isso eu nao tenho nada a experiencia de que mudá-los de quarto melhore o sono... Agora que já tem quase 2 anos está um bocadinho melhor (só acorda cerca de 1 vez por noite). beijinhos e boas decoracoes :) depois mostra como ficou o espacinho do baby A.