segunda-feira, junho 16, 2008

19 semanas e muitos pontapés





















Hoje fazemos 19 semanas e estamos quase a chegar à barreira dos cinco meses. Para assinalar a data fomos até à Maternidade Alfredo da Costa para a triagem das consultas de alto risco, (aquela que tinha sido adiada há umas semanas atrás) e temos regresso marcado para a próxima sexta-feira, à partida, será aí que serei vista e o meu caso tido em conta para análise. Como estamos de férias, o C. foi comigo e teve o seu primeiro contacto directo com o 'fabuloso mundo das grávidas', fazendo perguntas por todos os motivos e mais alguns, levando-me muitas vezes ao desespero de nem saber lhe responder. Apanhámos uma valente molha entre o serviço de urgências e as consultas, chegando à sala de espera encharcados que nem dois pintos. Escusado será dizer que no meio de tanta grávida à espera de fazer CTG´s, a minha barriga era a mais 'tímida' e pequena no meio de tantas, mas fez-me um pouco de confusão ver que a maior parte das futuras mães que ali estavam, tinham todas um ar muito envelhecido, o que me fez questionar, se seriam mães de primeira jornada (como eu), ou reincidentes, ou... se as mulheres em geral, estão mesmo a preferir ter filhos cada vez mais tarde.
De resto, este fds fui até casa dos meus pais nas Caldas. Soube bem porque sempre que lá vou a minha mãe prepara-me todos aqueles 'petiscos' que eu simplesmente adoro, desde o meu comer favorito até ao gelado mais desejado e eu sinto-me sempre uma princesa mimada. (ainda mais agora que estou grávida) À tarde tive ainda a visita da minha tia Margarida e da minha priminha Camila, que vieram ver o tamanho da 'pança' em crescimento e à noite, reencontrei-me com duas amigas, para um triplo encontro com os nossos respectivos e filhos, onde predominou o tema 'bebés e crianças' - como seria de esperar devido ao meu recente estado. Foi a primeira vez que nos reencontrámos as três após mais de dez anos de afastamento e apesar de tudo, até foi giro. Estamos todas crescidas, casadas e com filhos (ou prestes a tê-los). Bem diferente de quando falávamos de paixões não correspondidas e partilhávamos angústias, em plena puberdade, com borbulhas a despontar na cara e calças de ganga subidas até à cintura. ugh.
Na sexta-feira passada, ainda aproveitámos o feriado de Lisboa, para ir até à Ericeira tratar das obras da casa, ir ao banco e finalmente, inscrever a criança na creche da Santa Casa da Misericórdia de Mafra. Pois bem, ao que parece, nem o facto de a criança ainda não ter nascido e estar na minha barriga é tempo suficiente para me garantir vaga para a mesma para o próximo ano. Fomos atendidos por uma senhora bastante antipática, que não nos facilitou a vida nem por um minuto. Basicamente, quase que só faltou recriminar-nos pelos nossos horários de trabalho (como se tivessemos a culpa) abanando a cabeça insistentemente, como se fossemos uns futuros pais irresponsáveis que deixam o filho esquecido na creche. Quis saber a todo o custo a hora a que viríamos deixar a criança e buscá-la. Mesmo não tendo a mais vaga ideia - pois não sei de como estará a minha vida daqui a um ano - adiantei a entrada para as 8 da manhã e a saída para as 19h00. Eu sei que são muitas horas para uma criança estar na creche, mas se continuar com o mesmo emprego, não tenho outra alternativa. O meu horário de saída é às 18h30 (coisa que nunca acontece) e não conseguirei estar em Mafra antes das 19h00. Alertou-me logo, num tom bastante ameaçador, de que a partir das 7 da tarde, as crianças que ficam na creche, os pais pagam multa, que é, nada mais nada menos, do que 5€ a cada 5 minutos!!! :-O
É verdade... pelos vistos as auxiliares da creche, fazem-se pagar e bem pelas horas extraordinárias! Isto faz-me constatar de que terei mesmo de mudar de vida, senão, mais vale ficar em casa com a criança. Rematou ainda com um 'já não há vagas para bebés para Março ou Abril de 2009, mas se surgir alguma coisa, nós avisamos.' Caso contrário, o silêncio será absoluto.
E agora pergunto eu, para ter este tipo de tratamento e respostas, tive de dar a conhecer à respectiva senhora todos os nossos rendimentos pessoais, o quanto eu ganho, o quanto o C. ganha, a nossa declaração de IRS, os recibos do meu ordenado... para quê? Para depois me dizer que 'não há vaga', mas ficar a saber todos os pormenores da minha vida? E quer o governo que as pessoas tenham filhos? Com que ajudas? Enquanto não houverem leis que obriguem a entidade patronal a ser mais fléxivel e tolerante com as mulheres grávidas e recentes mães, a mulher será sempre a prejudicada no meio desta história. Eu não tenho pais nem sogros que me possam dar uma ajuda a cuidar do bebé, se voltar ao trabalho, ficarei completamente dependente dos serviços de uma creche ou de uma ama para tomar conta do meu filho. Será que compensa ir fazer 80 kms diários para ir trabalhar? Deverei deixar completamente a minha profissão e dedicar-me completamente à maternidade? Não é que não me apeteça, mas o ficar sem qualquer tipo de rendimento numa altura em que as despesas vão aumentar consideravelmente, não é tarefa fácil.
Bom, indecisões à parte, sinto a 'formiga' mexer mais do que nunca! Está super activa, o que me faz pensar que se trata da nova versão da 'formiga atómica' (lembram-se?) e pontapeia a senhora sua mãe, dando-lhe a entender que está cada vez mais energética e cheia de garra. É uma nova fase, que para mim, já se tornou numa espécie de companhia melódica a que eu chamo do 'tum-tum-tum', porque geralmente vem sempre em batidas de três. A formiga tem ritmo!

4 comentários:

Gatinha disse...

Que bom que está tudo a andar bem. Aproveita bem os mimos que agora são todos só para ti, assim que o bebé nascer as atenções são todas para ele. Bjocas

Mafalda disse...

sim, está tudo a correr bem (ou eu assim acho), mas enquanto não fizer a ecografia não descanso! é muito tempo sem saber se está realmente tudo bem com o bebé e depois, as consultas apenas uma vez por mês também não ajudam nada!
mas pronto, falta menos de uma semanita para saber o sexo da criança! :)

Sonhos cor de laranja disse...

Eu cá, voto que é UM formigo!!!

lolinho

beijinhos

Mafalda disse...

Eu queria um formigo!! vamos ver o que os 'deuses' me reservam! ;-) lol
desde que venha perfeitinho e com saúde, eu fico feliz! :D