sábado, junho 21, 2008

estranhos em casa



















É lixada a sensação de abrir as portas da nossa casa a completos estranhos que assim, numa breve questão de minutos, percorrem todas as nossas divisões com olhos inquisidores, levantam questões e torcem o nariz quando algo não é do seu agrado. Foi uma sensação difícil de gerir, principalmente quando passámos a manhã toda a limpar e a arrumar que nem uns loucos, deixando a casa quase mais impecável do que quando a acomprámos. (ok, eu estou a hiperbolizar sim, mas foi uma limpeza 'a fundo'!!) Para quê, pergunto-me eu? A visita foi feita em 5 minutos e o vendedor, na minha opinião, não soube tirar proveito das mais valias da casa, tendo eu de intervir em algumas situações. No final, já depois da porta fechada e de as 'visitas' sairem, ficou connosco a falar por uns breves minutos, fazendo o relato das impressões dos nossos 'convidados'. Aparentemente AMARAM a casa, dando-nos inclusive os parabéns pelo 'bom gosto', mas a rapariga - uma vez que se tratava de um jovem casal - não gostou da divisão do escritório, referindo de que o mesmo não se podia considerar um quarto e que caso quisessem ter filhos, que dali não podia fazer nada. Rematou o vendedor com 'pois, ela inclusive deduziu que fosse esse o motivo pelo qual estão a vender a casa, uma vez que está grávida'. Epá, o comentário irritou-me solenemente! Não, não foi esse o motivo e ele sabe-o, mas lá está, não foi capaz de argumentar ou contrapor a observação! O motivo que nos leva a vender a nossa bela casa agora que eu 'estou grávida', é porque pagamos duas hipotecas e com um filho a caminho será insustentável continuar com as despesas que temos só em empréstimos, por isso, faz mais sentido, optarmos pela maior e com a renda mais barata! Assim, ganhou a da Ericeira e vende-se a de Lisboa, que nos pesa em muito no nosso cada vez mais limitado orçamento. Mas se não houvesse uma segunda hipótese continuaríamos aqui sim, e ali seria sem dúvida, o quarto do bebé.
Fiquei o dia todo com a porcaria da visita entalada na garganta. Depois, decidi ir à net e procurar a casa no site da imobiliária... mais outra surpresa que me deixou de tripa virada. Pude verificar que as fotos que enviámos estão lá todas sim senhor, mas caracterização da casa, falando das suas mais valias, nem vê-la! Apenas a seguinte descrição 'Apartamento lindíssimo. Obras recentes', ao contrário de outros que bem inferiores ao nosso em extras e equipamento - como aspiração central, aquecimento central, etc - têm o paleio todo lá, destacando pontos fortes, como supermercados perto ou serviços de utilidade pública. Ora, nós, mesmo em frente, temos um centro de saúde e uma creche e isso aparece mencionado? Nnaaaa, para quê?...
Assim não vai ser fácil!

Sem comentários: