quarta-feira, junho 18, 2008

sabor a(mar)


















Hoje lá consegui convencer o C. a darmos um saltinho até à praia. Apesar de inicialmente ter torcido o nariz, depois até gostou e rumámos até à praia da Morena na Costa da Caparica, para um peixinho grelhado no carvão, seguido de uns banhos de sol de barriga ao léu nas espreguiçadeiras em frente ao restaurante Borda D´àgua. Foi o primeiro dia desta semana que me soube realmente a férias, sem termos compromissos para despachar, papelada para tratar ou estar em algum sítio à hora marcada. Hoje andámos ao sabor das horas e da vontade e foi realmente muito bom. Melhor era mesmo estar um bocadinho mais de calor e menos vento, que me permitisse ficar bronzeada, mas pronto, não se pode ter tudo.
A grande novidade do dia é que recebi um email da Diane... pois, a 'famosa' Diane, a minha 'amiga' belga que engravidou e deixou de me falar do dia para a noite. Pois bem, passado meio ano e vários emails meus pelo meio, a Diane lá deve ter tido um ataque de consciência e decidido que eu merecia uma explicação da parte dela sob a forma de um email. Acontece que eu quando o recebi, não tive propriamente a reacção que esperava e sinceramente, o tom utilizado no email ainda me deixou mais magoada. Ela não me culpava de nada do que tinha acontecido... aliás, como podia? Foi ela que se afastou de mim, mas o email era pouco coerente e de certa forma, quase desprendido, como se nele estivesse patente algo como, 'sim, eu sei que errei, mas tive razões para o fazer'. Era um email sem sentimento implícito, sem um pedido de desculpas sincero, sem estar ali de alma e coração. E eu acho que merecia isso, nem sei explicar. Tentei tantas vezes falar com ela, fiquei tão magoada com a forma como ela me tratou durante todo este tempo, que acalentei durante o mesmo, o desejo de que ela algum dia 'caísse' em si e me escrevesse um email com um pedido de desculpas sincero. Em parte o meu desejo foi atendido. Ela de facto escreveu-me um email, mas eu senti que não era verdadeiro nem completamente honesto. Era quase um 'descargo de consciência' e isso, magoou-me ainda mais.
Fiquei indecisa quanto ao facto de se lhe havia de dar o mesmo silêncio e desprezo moral com que ela me tratou durante todo este tempo, ou se pelo contrário, lhe dizia umas quantas coisas que estavam aqui entaladas à espera de serem soltas. Depois de alguma ponderação, decidi-me pela segunda, pois verdade seja dita, nunca fui pessoa de ficar com coisas por dizer. Assim, escrevi-lhe um email onde lhe disse preto no branco tudo aquilo que ela me fez sentir, a forma como me tratou e também, como eu esperava que ela me tivesse em consideração após tantos anos a falar com ela na net, a partilhar a minha vida com ela, e até, em recebê-la em minha própria casa. Disse ainda, que agora que estou grávida, posso afirmar com toda a certeza de que nunca faria a uma amiga o mesmo que ela me fez: o de afastar-me completamente dela, só porque 'eu estou grávida' e 'tu não estás'. Esse comportamento é imaturo e infantil. Eu sempre mostrei a minha felicidade ao saber que ela ia ser mãe e sempre lhe disse que ela o merecia mais do que ninguém, depois de tudo aquilo pelo qual tinha passado. Os verdadeiros amigos partilham as alegrias e as tristezas uns dos outros e sinceramente, depois de tudo o que ela me mostrou e fez nestes últimos meses, senti-me usada. Senti que a nossa amizade tinha sido uma mentira e que ela apenas necessitou do meu apoio enquanto passava por todo o processo da fertilização in vitro e não conseguia o tão desejado bebé, porque a partir do momento em que engravidou eu deixei de existir.
Bom, a verdade é que o meu email deve ter caído que nem uma bomba no 'outro' lado, porque hoje quando cheguei da praia, tinha uma resposta da Diane, pedindo-me novamente desculpa e dando-me razão em tudo o que dizia. Mas não explicou porque o fez, nem quais os motivos, apenas disse que 'estava confusa' durante a gravidez e que se preocupa comigo...
Decidi que não lhe irei responder mais. Para mim, acabou. Disse aquilo que sentia necessidade de dizer e mostrei o quão magoada fiquei com ela. Devo muito à Diane é certo. Se não fosse ela eu nunca saberia as possibilidades que teria para ter um filho saudável (mesmo que não me tenham servido de nada e apenas prolongado o meu sonho de ser mãe e aumentado a minha angústia). Ela foi a primeira pessoa que eu conheci com ictiose para além da minha mãe, tem a minha idade e partilhámos muita coisa, desabafámos muito, mas depois de tudo isto, senti e continuo a sentir, que eu não passei de uma 'ajuda' enquanto ela não alcançava o seu objectivo. Alguém com quem chorava as mágoas. Sofri bastante quando vi o desprezo com que me tratou durante meses, não respondendo aos meus emails, colocando-se offline no msg sempre que tentava falar com ela, ou nem respondendo aos meus sms. Este tipo de atitude eu não esqueço e não considero justificável a desculpa do 'estava confusa durante a gravidez'.
Eu também estou grávida, mas os meus princípios morais continuam intactos.
Posso não ter a sorte da Diane em ter um filho saudável e completamente isento da doença que partilhamos como ela teve, uma menina linda, completamente perfeita. Mas será o meu tão desejado e amado filho(a), com ictiose ou sem ela.
Não lhe desejo qualquer mal, nem lhe tenho rancor, tenho apenas uma enorme mágoa... mágoa essa que de momento não me permite sequer, perdoar-lhe.

Para terminar este post de uma forma mais 'saudável' e menos negativa, informo que criei um blogue (Outro? sim, outro!!), desta vez dedicado apenas e só à 'formiga'. Chama-se 'De Casulo a Borboleta' e será público (ao contrário deste), mas também inteiramente dedicado à minha gravidez e futuro rebento. Não se admirem se virem alguns posts repetidos no que diz respeito à criança ou experiências com enxoval, roupinhas, indecisões maternais e afins, porque não deixarei de o fazer neste à mesma, mas tentarei também mostrar a todas as mães, futuras mães ou simplesmente interessadas, que visitem a minha nova página, algumas experiências desta minha nova 'jornada'.
Aqui fica o endereço: http://www.decasuloaborboleta.blogspot.com/
Guardem-no, partilhem-no e visitem! :D

2 comentários:

Doces Minhoquices disse...

Ora, pelo menos deitaste cá para fora o que te estava entalado há tanto tempo. E é bom que as pessoas que nos magoam oiçam as verdades. Acho que estiveste muito bem!!! Bjs. Dulce

Mafalda disse...

obrigado, mas o mais estranho é que eu até me posso sentir meio 'vingada', por ter tido a oportunidade de dizer tudo aquilo que sentia, mas no fundo, sinto-me muito triste por tudo ter terminado assim. enfim, acho que é a vida e agora, é seguir em frente. beijos*