quarta-feira, abril 04, 2007

universo feminino


Há coisas curiosas na natureza humana. Coisas que me fazem muitas vezes parar e reflectir, apesar de a maior parte das vezes me rir com elas e nem pensar muito no assunto. Habituamo-nos a lidar com certos ‘clichés’ ou ‘sabedorias populares’ previamente adquiridos, para depois apenas acenarmos a cabeça em jeitos de concordância e pronto, deixando-nos levar pela maré. Uma delas é a eterna relação ‘entre mulheres’ ou num estágio mais avançado ‘sogras vs noras’, o que também não deixa de estar incluído na primeira categoria. Diz-se que trabalhar com mulheres é complicado, que muito mulherio junto dá sempre problemas, que mulheres chefes são piores com as outras mulheres, que os homens no trabalho são mais cavalheiros e tolerantes, mais justos e práticos e eu não posso deixar de concordar com tudo isto, porque já passei (e continuo a passar) por situações dessas no meu dia-a-dia. Já trabalhei em ambiente só de homens e só de mulheres. Guardo melhores recordações da primeira, mas também tenho consciência de que as mulheres são aquilo que elas quiserem ser, uma faca de dois gumes, enquanto que os homens são como são e pronto, não enganam. As mulheres conseguem ser dúbias, cínicas, sonsas, intriguistas, invejosas, mas também as há amigas sinceras, prestativas e verdadeiras. No entanto, quando o ambiente é de trabalho todos mudam. Também há homens intriguistas e com todos os defeitos anteriormente mencionados, as mulheres, na minha opinião, são é mais inteligentes na habilidade da subtileza. Mas quando a relação de mulher para mulher (como dizia a canção pimba da Romana) evolui para a relação de ‘sogra vs nora’, a coisa ganha outros contornos. Há quem as odeie e quem tenha sorte, há quem se ame (uma rara minoria) e quem não se suporte, mas conviva de forma mais ou menos pacífica (ou disfarçada sob um ambiente de guerra fria) para não prejudicar o ambiente familiar. Ora, toda esta conversa para dizer que esta rivalidade feminina, chamemos-lhe assim, parece encontrar a sua forma máxima já no próprio útero. Hoje, acabadinha de chegar da hora do almoço, deparei-me com a seguinte conversa entre colegas: ‘Os meninos deixam as mães bonitas, ao contrário das meninas que deixam as mães inchadas, com manto na cara e gordas’. Ora eu já conhecia esta teoria, mas o que mais me fascina é que são as próprias mulheres a acreditarem nela e a fomentá-la, além disso, se tivermos em conta que quem estava a ter esta conversa eram as minhas colegas ‘novinhas’ (ou seja, com idade inferior a 24 anos), mais eu me convenço de que afinal esta relação de ‘empatia’ feminina já é uma coisa quase visceral, que nasce connosco, que já vem de dentro. Será por isso que as mães de filhos homens desenvolvem uma relação tão especial com eles que permanece para toda a vida? Será por isso que a maior parte dessas mães de filhos homens posteriormente se transformam em sogras intragáveis e possessivas? Será que é porque nós, mulheres, sabermos à partida que um filho homem, será sempre o nosso homem para toda a vida? Ou porque também sabemos, à partida, que a relação com outra mulher, por muito boa que seja, nos deixa sempre em determinados momentos com um certo amargo de boca? Ou melhor, será porque durante a gravidez comemos que nem umas lontras e depois se for menina, a culpamos pelos quilos a mais? Será que até no ventre temos de pagar pelos pecados das outras mulheres? Não sei, mas estas coisas todas e a conversa vigente, fez-me pensar neste turbilhão que é o universo feminino.

2 comentários:

Doces Minhoquices disse...

"Prontos" tinha que vir aqui para comentar o que não tive tempo durante a tarde!
Está DIVINAL! Realmente muitas de nós, gajas, somos, como diz uma amiga minha "poucaxinhas".. Claro que depois há as gajas que mandam essas teorias para o espaço, onde me incluo claro.. e tu também I'me sure!
Também há umas teorias fantásticas do que comer para ter um gajinho ou uma gajinha.. uma verdadeira dieta pró menino e prá menina..
Olha sabes que mais? eu amei mesmo foi o vestido das bolas da Jessica.. isso é que foi muita bem "escolido" como diz a nossa querida amiga C.
Beijocas

Mafalda disse...

claro, as teorias sejam elas quais forem, são para fazermos com elas o que nos dê na real gana!
eu apenas as acho engraçadas do ponto de vista sociológico..lol dão boas crónicas! ahahaha
é o que dá ter estudo tanta ciências social durante os anos de curso!
a roupa da Carrie na última série do sexo e a cidade (de onde foi tirada esta tirada) é liinnndaaaaa!
a nossa amiga C. rules! ela sim, é uma boa 'camarada' ;)
beijos*