quinta-feira, janeiro 09, 2014

Energias de amor

 
Já andava para fazer isto há algum tempo, mas fui adiando. Sempre admirei as pessoas que fazem voluntariado, que dão parte de si, do seu tempo, da sua energia, que se dedicam aos outros ou a uma causa sem pedir nada em troca, apenas sorrisos, calor no coração, abraços e afecto. Já há algum tempo que tinha curiosidade em saber se a fibra de que sou feita era coincidente com tamanha demonstração de amor, de altruísmo, de humildade. Já tinha a porta aberta e o convite feito mas faltáva-me a vontade e a paz de espírito para conseguir dar esse passo. Com o virar do novo ano, a paz de espírito oscila, mas a vontade estava lá e eu decidi aproveitá-la antes que esta minha tendência para procrastinar a levasse e o sofá chamasse mais alto. E assim, num ímpeto, contrariando a preguiça, o frio, a chuva e todas as desculpas que pairavam na minha cabeça para não ir, dei por mim a lavar loiça numa cozinha onde se prepara comida que é entregue aos sem abrigo da cidade de Lisboa. Chegámos a medo, tímidos, sem saber muito bem ao que íamos, sem saber muito bem o que fazer ou por onde começar e demos por nós de avental vestido e a lavar os maiores tachos que alguma vez nos tinham passado pelas mãos. Para primeiro dia tivemos a "praxe" da limpeza e só não ingressámos as rondas de distribuição de comida porque as mesmas já estavam completas, mas lá calharemos!
Enquanto esfregava e lavava aquelas cubas, tachos e caixas imensas, numa cozinha com poucas condições mas com muita boa vontade, veio-me à cabeça aquele anúncio da EDP onde o slogan é qualquer coisa como "a maior energia é a sua". E eu  confesso que sorri. Aquela energia fez-me bem. O ter-me obrigado a ir, fez-me bem. O estar ali fez-me bem. O ter partilhado aquela experiência com ele fez-me bem. Por momentos, olhei-o, já depois da tarefa terminada, de mangeira na mão e de avental ao peito, numa cozinha completamente molhada onde não tínhamos a roupa mais apropriada para andar naquelas tarefas e voltei a sorrir. Senti-o meu. Cada vez mais meu e senti-me verdadeiramente abençoada.
 
Só por isso, já valeu a pena.
 

2 comentários:

Melissa disse...

Adorei! Parabéns, Mafalda.

Mafalda disse...

oh, obrigada Melissa. Beijinho grande*