quarta-feira, janeiro 29, 2014

Quarta passada semana acabada

 
O dia que mais odeio de toda a semana é a quarta-feira. Detesto. Geralmente já estou cansada e ainda faltam mais dois dias até ao merecido descanso. É aquele dia em que não é carne nem peixe, não traz ânimo e que custa a passar. Aprendi há pouco tempo um provérbio popular que diz "quarta passada semana acabada", mas a verdade é que a quarta-feira para mim é aquele dia "coiso", nhec. E a de hoje já começou torta. Como já aqui falei as minhas manhãs ultimamente têm sido um inferno. Tudo por causa da caldeira que não liga, tornando a hora do banho um verdadeiro martírio e teste de paciência. Fico em média, (média!), 20 minutos para conseguir ligar a caldeira de manhã, com todo o filme que já aqui descrevi e que não vou repetir. Hoje consegui ligá-la sozinha e tomar banho sem percalços - ontem fiquei com a cabeça cheia de espuma e champô quando a caldeira decidiu desligar-se a meio do banho - o que convenhamos, é sempre agradável de acontecer.
Hoje, depois de vinte minutos para conseguir ligá-la, o que significa que já estava 20 minutos atrasada, foi a correria do costume: despachar-me, acordá-la, vesti-la, penteá-la, preparar-lhe o pequeno-almoço e começar a lenga-lenga matinal, "Madalena, come!", "Madalena, come!", "Madalena, come!". (Os vossos filhos de 5 anos continuam a necessitar que lhes façam tudo ou é apenas a minha que está mal habituada?)
Ver as horas a passar e ela ainda com as torradas no prato e a caneca cheia de leite. Finalmente comer e ir lavar os dentes com todo o tempo do mundo e ainda me trazer o telemóvel - um aparelho velho com o qual ela brinca e que agora leva para todo o lado - para a casa de banho. Eu ainda tenho o cabelo por secar e o ponteiro no relógio já marca 9h12. Finalmente consigo despachar-me, chamo-a mais umas quantas vezes para vestir o blusão antes de sairmos e ela lembra-se que quer levar um brinquedo para a escola mas ainda não o escolheu. Ralho com ela, digo-lhe que não leva brinquedo nenhum, que é sempre a mesma coisa, que estamos atrasadas, que quando for assim que escolha o brinquedo antes de eu querer sair de casa em vez de estar especada em frente à televisão. Começar a vê-la chorar, ceder e acabar por dizer-lhe, "Vá, escolhe lá alguma coisa do quarto, rápido, enquanto eu acabo de vestir o meu casaco." Ela vir de lá toda contente com uma Bratz na mão que recebeu pelo Natal. Pronto, saímos de casa. Ela com a Bratz na mão, eu com chapéus de chuva, o almoço, a mala e a mochila dela. Chegamos à rua e está a chover, ela demora uma eternidade a abrir o chapéu mas quer ser ela a fazê-lo, estou uma pilha de nervos e stress mas deixo-a e espero. Vamos em passo rápido até ao carro, ela de chapéu de chuva e Bratz na mão. Quando entra no carro e se senta repara que perdeu uma das botas da boneca. Desata num pranto. Volto a ralhar com ela, que é sempre a mesma coisa, que não toma atenção, que quer sempre levar brinquedos para a escola e os perde ou os parte, que não sabe tomar conta das suas coisas. Olho em redor e não há sinal da bota em lado nenhum. Deixo-a no carro, fechada a chave, digo-lhe que vou ver se encontro a bota da boneca pelo caminho. Chove a potes. Faço todo o percurso de regresso até casa de olhos postos no chão. Já passa das 9h30 e eu ali. Volto até à porta do prédio, nem sinais da bota, ainda abri a porta de entrada e nada. Regresso ao carro e faço novamente o mesmo percurso na esperança de a encontrar. Tirando poias de cão no chão, nem sinal de uma bota de Bratz castanha. Quando lhe digo que não encontrei nada  desata a chorar ainda mais. Ainda tentei dar-lhe uma esperança de que a bota talvez estivesse na cadeira onde ela se encontra sentada, mas disse-me logo que "não sentia nada". Liguei o carro e seguimos, já chegava de tanto atraso e drama matinal. Foi o caminho todo até à escola com lágrimas no rosto, inclusive quando parei no semáforo e a florista lhe disse adeus. Quando chegou à escola ainda continuava com olhos de besugo, algo que não passou estranho à educadora que comentou a cara dela. "Perdi a bota da minha boneca", disse muito triste, deu-me dois beijos e entrou na sala com o maior ar de desconsolada. Fiquei de coração apertadinho por vê-la assim e praguejei a porcaria das Bratzs, que nem pés têm, mas sim uns "cotozinhos" onde se encaixam os sapatos das ditas cujas. Mas quem é que foi a alma elucidada que quando projectou e desenhou a boneca achou que não fazia sentido a mesma ter pés, mas sim uns cotos no lugar dos mesmos? Chegar ao carro e constatar que ela deixou a outra bota, a reminescente, guardada no lugar de apoio da mão na porta. Enternecer-me com isso.
Rezar para que a bota  perdida esteja em casa, no chão da sala ou nas escadas do prédio e que ainda apareça para lhe dar essa alegria.
Pensar como é que eu vou conseguir no próximo ano, quando ela entrar para o primeiro ciclo, tê-la na escola às 8h30.

5 comentários:

Anabela Conceição disse...

Que manhã... A criança cá de casa sempre foi muito atrasada para sair de casa. Demorava imenso tempo a comer e nunca tinha pressa. Este ano (com 8), mudou radicalmente. Não sei se tem a ver com o facto de ter mudado de escola, sei que quer sempre sair de casa cedo. Ainda hoje, a minha mãe foi levá-lo um pouco mais tarde que o habitual e ele estava farto de resmungar que não ia ter tempo de brincar antes de tocar...
Portanto, essa fase vai passar, não te preocupes.
Bjs

Mafalda disse...

espero bem que sim, é que com 5 anos, ainda sou eu que tenho de lhe fazer tudooooo, desde vestir a pentear, às vezes a calçar. Só não lhe dou comida à boca ou lavo os dentes, que isso ela já sabe fazer. Claro que tenho noção de que ela já podia muito bem vestir-se sozinha - pelo menos algumas peças - mas se a deixo fazer, então, lenta como é, assim é que nunca mais saímos de casa. E todos os dias saímos atrasadas.
espero bem que passe, às vezes acho que lhe fazia falta um irmão, para ser um pouco mais independente e deixar de estar sempre à espera que a mãe lhe faça tudo. Mas se já é o caos de manhã com uma, com dois então, acho que enlouqueço lol :-P

Márcia disse...

Não estás sozinha, o meu filho de 5 anos é o mesmo filme - demora horas a comer de manhã (e às outras refeições tb!!!) - para meu desespero (leia-se stresso, grito, viro bicho...e depois cheia de remorsos)...

E também quer ir buscar o brinquedo assim que abro a porta da rua e tudo e tudo e tudo o resto...

E também entro em desespero total quando penso que em Setembro entra para o 1º ano e começa às 8h30...

Para piorar eu tenho mau acordar e humor de cão de manhã - precisava de 2 horas sem falar com ninguém!!!

Acrescenta que tenho outro com 2 anos com mau acordar e humor de cão de manhã (não sei a quem sai!!!), a vantagem é que come rápido...LOL

Não estás sozinha!!!!

Beijos grandes,
Márcia


Mafalda disse...

Que bom! (é bom saber que há mais mães como eu!) às vezes fico a sentir-me pessimamente por achar que sou demasiado dura. :-P
beijinhos*

Anónimo disse...

Olá Mafalda, estou a ler o teu post e a rever as minhas manhãs, no meu caso não são Bratz, mas beiblades e afins e tal como tu cedo sempre e penso também como vai ser para o ano, no 1º ciclo... ser mãe não é fácil ;)
Elisabete