terça-feira, janeiro 21, 2014

Paris, je t'aime

 
Ora bem, falta menos de um mês para eu ir a Parissssss!!
(Ainda nem acredito, confesso!)
Eu, que o ano passado não saí de Portugal e no ano anterior apenas fui um fim-de-semana a Madrid, finalmente vou conseguir ir a um sítio que não conheço. (E há tanto tempo desejado.)
Hoje achei curioso porque de manhã, na Rádio Comercial, o Vasco Palmeirim e a Vanda Miranda estavam a falar de cidades que já conhecem bem e outras que gostariam de conhecer e o Vasco Palmeirim falou em Paris, que não conhecia e que gostava muito de lá ir. Eu pensei: "Já somos dois Vasquinho". Vão ser apenas 3 dias, bom, na prática serão apenas 2, já que na sexta-feira quando formos o dia já vai ficar partido a meio e apenas teremos a noite para desfrutar, mas é sempre bom não é?
Dado ser tão pouco tempo e dias para visitar tanta coisa, acho que o melhor será programar um roteiro de sítios e coisas que gostaria mesmo de ver. Logo eu, que sou uma péssima planificadora de viagens. Sou do piorio. Nunca programo nada, gosto de andar a descobrir ao sabor da vontade e geralmente nunca faço grandes pesquisas sobre o sítio para onde vou. Claro que isto pode ter as suas vantagens, mas a verdade é que também pode ficar muita coisa para ver - só isso explica ter estado no México (em 2005!) e na altura não ter achado relevante fazer uma viagem de 3 horas para ir visitar a cidade de Chichen Itza, algo que até hoje me arrependo.
Mas bom, não há nada que a experiência não nos ensine, motivo pelo qual desta vez vou tentar ser o mais organizada possível.
Uma viagem há tantos anos esperada merece ser devidamente planificada. Por isso, se quiserem dar sugestões, dicas, lugares a não perder, sítios a visitar ou coisas que se lembrem, bring it to me.
Sou toda ouvidos.
 

3 comentários:

Anabela Conceição disse...

Eu estive em Paris em Dezembro, também com pouco tempo. O meu conselho é: não percas tempo em filas. Fui à Torre Eiffel mas não subi porque a fila era enorme e no Louvre a mesma coisa.
Aconselho o passeio de barco no Sena e, se o tempo estiver bom um tour de autocarro pela cidade (este último não fizemos porque estava muito frio).
Vai a montmartre e anda muito a pé...
Bjs e Boa Viagem

Mafalda disse...

Já me disseram que posso comprar com a devida antecedência e online, os bilhetes para a Torre Eiffel e para o Louvre e dessa forma, evitar as temidas filas, mas confesso que ainda não pesquisei sobre isso!
obrigada pelas dicas!

Maria disse...

Eu estive em Paris em setembro de 2005, estava bem mais frio do que cá. Cheguei numa sexta à tarde, fui visitar o Sacré Coeur, Montmartre, por aí, pois o hotel ficava nessa zona.
No dia seguinte, logo à abertura, fomos ao Louvre,(escolhe o que queres visitar porque é tão grande que não consegues vê-lo num dia). Depois fomos a pé pelo Jardin des Tuilleries até ao Arco do Triunfo. Entrámos pela rua Montaigne (que tem uma série de lojas daquelas "bem") e fomos à Torre Eiffel. Estive uma hora na fila, mas a vista é qualquer coisa de maravilhoso.Fomos ainda até aos Invallides. (andámos quilómetros, deitámo-nos cedo). O último dia foi para andar nos Bateaux Mouche - barcos no Sena- (podes voltar a entrar e sair onde quiseres ). Visitámos Notre Dame, mas a visita lá acima demorava bem mais de duas horas, por isso desistimos. Passeámos na zona da Rive Gauche (junto ao rio havia um pequeno mercado ao ar livre comemorativo de algo) Há tb os bouquinistes e muitos pintores, tal como já tínhamos visto em Montmartre. Fomos novamente até à zona da Torre Eiffel,à noite. Visitámos tb a zone de Pigalle e vimos o Moulin Rouge. Mas o melhor de tudo não é tanto o que se vê, mas aquilo que sentes no ar e a enorme luminosidade de Paris. :)
Já ia outra vez, nota-se muito?
Andámos muito a pé e de metro também. As coisas são caríssimas, uma simples água era 2 euros nessa altura e uma imperial (o Pedro ficou chocado) 3 euros (na zona do Louvre, não sei se varia). Cuidado com os assaltos no metro, nós presenciámos um e nem parecia. (um homem e um casal cúmplices criaram a situação como se o homem estivesse a pisar o bilhete deles. O homem tinha aparência estrangeira e toda a gente fica a tentar ajudar, alertando o senhor para levantar o pé. No meio de tanta balbúrdia, saem os três e um dos passageiros repara que tinha ficado sem a carteira).
Se precisares de alguma informação, diz-me, sim?
Beijinhos