segunda-feira, janeiro 20, 2014

o sangue que nos corre nas veias nem sempre é bom

Há vários anos que tenho problemas de circulação e varizes nas pernas. A minha mãe também tem, as minhas tias idem e nesta coisa dos genes, geralmente trazemos sempre o que há de mau, porque os bons dos genes são selectivos e é uma sorte consegui-los na lotaria.
Ora bem, estava eu a dizer que sou uma rapariga do alto dos seus 35 anos, com pernas de 65. Basicamente é isto e é uma merda. Já estive para ser operada, mas a **** da seguradora não cobre a operação porque eu, ingénua e burra que nem uma porta, quando decidi fazer o seguro dei por mim a ser honesta e lixei-me para a vida. Portanto a modos que é isto, aos 35 anos, as minhas varizes estão cada vez piores e tenho as pernas que é uma vergonha. Tenho uma gigantesca na perna esquerda, que se alastra, que está cada vez mais alta, feia e escura à medida que o tempo passa e outra a seguir os mesmos moldes na perna direita.
O pior é que ultimamente sinto as pernas constantemente dormentes, fico com os pés cheios de formigueiro e sinto o sangue sempre a "saltitar" (não encontro outra expressão que retrate melhor esta sensação de perna aos "pulinhos".)
Bem sei que devia de ir ver isto o quanto antes e, na minha cabeça - com tendência a hipocondríaca - já só prevejo coisas más, avc's e tromboses venosas e fico em pânico.
Se não consigo fazer tratamentos pelo privado deveria de ir ao público, certo? E devia de começar pelo centro de saúde, certo? Acontece que sou uma "sem médico" e o meu centro de saúde ainda pertence à antiga vila onde residi há já alguns anos.
Se calhar devia de ir ao centro de saúde da minha área de residência actual e pedir para alterar a morada de forma a conseguir marcar uma consulta e ser encaminhada para um hospital público, certo?
Acho que deve ser isso.
Ou deveria de marcar consulta pelo privado e ver se há outras alternativas que não passem por "ir à faca" que o seguro possa comparticipar?
Sinto-me um pouco parva e sem reacção.
 
Enquanto isso a perna continua a saltitar.
 
 

2 comentários:

Curly disse...

Olá! Também tenho o mesmo problema. Há coisa de 9 anos fui operada a uma das pernas para retirar a veia safena porque nao estava a funcionar. Fui operada na Cruz Vermelha em Lisboa, através de um protocolo que existe com o SNS para cirurgia vascular. Não ficou perfeito, ficou melhor, mas fiquei com algumas cicatrizes pequeninas na zona da barriga da perna, que acho que são inestéticas (se calhar panca minha), pelo que gosto de usar saias de inverno com collants pretos opacos. Continuo a ter sempre o problema de pernas inchadas e pesadas, especialmente a perna que ja foi operada, mas pelo menos ficou melhor do que estava, porque na altura ali não passava nada mesmo... espero ter ajudado :)

Mafalda disse...

Olá, Curly! Obrigada pela dica! sei bem que tenho de ir ver isto o mais rápido possível mas ando a adiar. No fundo tenho medo da operação e do pós-operatório, mas já vi que a acontecer terá de ser pelo serviço nacional de saúde, não posso é deixar arrastar isto por muito mais tempo.
Também já me falaram em secagem com injecções ou drenagem, mas no estado em que tenho a perna não sei se adiantará de alguma coisa.
beijinhos