quinta-feira, janeiro 16, 2014

quem rima sem querer é amado sem saber

Esta semana comecei com a M. uma brincadeira engraçada que, não só acho boa para lhe estimular a imaginaçao e a criatividade, como é uma forma de lhe fomentar o gosto pelas letras, pelas histórias e pelos livros.
Geralmente a nossa hora de "parvoeira" a duas, durante a azáfama e correria da semana, é a do banho. Quando estou a enxugá-la, a pôr-lhe o creme no corpo ou a secar-lhe o cabelo, é quando aproveitamos para conversar sobre as mais diversas coisas, cantar, inventar histórias e fazer palhaçadas.
Esta semana inventámos a história da "Princesa Pijama" - isto porque a M. tem o hábito de, sempre que vai para o banho, despir-se em frente ao espelho que existe na porta da casa de banho e colocar as calças do pijama nos braços como se fosse uma espécie de mangas. Depois fica ali a mirar-se e a dançar, toda nua - qual Deusa da Fertilidade - enquanto eu a chamo milhentas vezes para se enfiar na banheira.
Na altura chamei-a de "Princesa Pijama", algo que ela gostou de imediato e fiz uma rima "Princesa Pijama, o seu reino é a cama". Ela adorou, desatou a rir às gargalhadas e pediu-me várias vezes para repetir a lengalenga. Para além desta rima inventei outras, sempre a cantarolar e a improvisar para delírio da miúda, com ela sempre a dizer: "olha, isso rima!" e a pedir mais.
Tem sido o nosso divertimento diário. Inventar rimas e lengalengas e até ela já se aventura com os trocadilhos e sonoridades das palavras, de tal forma que hoje de manhã, no carro, quando a ia levar à escola mas ainda retocava a maquilhagem no espelho retrovisor e aplicava um pouco de blush à pressa, se aventurou com esta: "A mamã é vaidosa e tem um casaco cor-de-rosa".
E tinha, de facto. (Gosto tanto quando ela é assim, "espirituosa".)
 
That's my girl!

Sem comentários: